Psicopedagogia

É uma área do conhecimento que estuda como as pessoas constroem o processo de aprendizagem. Observando as características que facilitam e dificultam seu aprendizado, considerando os aspectos biopsicossociais para a compreensão da relação que o indivíduo estabelece com sua aprendizagem. Por isso a psicopedagogia agrega conhecimentos, por exemplo, da psicologia, da psicolinguística, da neurologia, da psicomotricidade,da fonoaudiologia,da psiquiatria, entre outros. Através desses conhecimentos é possível oferecer instrumentos adequados para potencializar o processo de aprendizagem do indivíduo, ou até mesmo encaminhar a outros profissionais.

Quem deve procurar um psicopedagogo?

Indivíduos que observam dificuldade de aprendizagem muitas vezes associadas a complicações , por exemplo, em relação a atenção, a memória, a organização, a leitura e compreensão do conteúdo escrito, ao raciocínio lógico e a escrita.  Os problemas com a aprendizagem, geralmente ocasionam repetência escolar constante e apatia, influenciando diretamente nas relações que são estabelecidas com a Instituição Educacional, a família, os amigos e consigo mesmo.

Como a psicopedagogia é trabalhada?

O psicopedagogo deve trabalhar em conjunto com a família, a escola e outros profissionais ou instituições envolvidas, para poder chegar a um consenso a respeito das dificuldades e das possibilidades existentes para potencialização da aprendizagem. São questões como essas que merecem a atenção do psicopedagogo, e podem transformá-lo num mediador entre o aluno, a escola e a família, tanto instrumentalizando esse aluno para sua inclusão no sistema de ensino, como instrumentalizando as instituições no sentido de relativizar as expectativas.

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